29 abril 2009

Qual a cor do Brasil ?

As reluzentes cores da nossa esplêndida bandeira camuflam mazelas de múltiplos cunhos. A violência, que assola nossas vidas, pinta de vermelho o verde das nossas matas, assim como a consequente ausência de paz colore de preto o nosso azulado céu.
Há aqueles alienados ufanistas que, de modo inexorável, se recusam a enxergar tal "jogo de cores". Há ainda os pessimistas que se limitam a ver o preto do céu, esquecendo-se do azul que hora o cintilou.
Será que um país "abençoado por Deus e bonito por natureza" deixaria, friamente, seus filhos passando fome? Será que esse magnífico país permitiria, outrossim, que suas crianças não tivessem uma educação de qualidade?
Como uma nação tão bela, de maneira paradoxa, é conivente à corrupção, sendo a mesma o ápice da feiúra moral? A frase positivista que "embeleza" nossa bandeira é incapaz de deter a multidão hostil envolvida em brigas de torcidas, tampouco os presidiários que fogem dos superlotados cárceres.
O Futebol esconde o vigente "jogo de forças", onde o mais rico sempre vence. O Carnaval mascara a tristeza de quem ignora a importância de um sorriso, por este não lhe dar o que comer quando padece de fome. A "Globeleza" oculta com suas nádegas os olhos sem vida da dona-de-casa que é espancada pelo marido bêbado.
A paz, a união e o respeito se esvaem, acompanhados da esperança de aniquilar o caos que deteriora, dia-a-dia, nossa bandeira, em nome da qual muitos patriotas deram a própria vida. Será que vale a pena, em meio a tantas desilusões, crer que existe uma saída para nossa pátria e seus padecentes filhos?
"Escute o que diz o vento, my friend... O vento vai responder..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário