19 abril 2009

O Mundo Precisa de Gente Incomodada

Ao Bode, com muito amor...
Segundo o renomado escritor inglês Oscar Wilde, o descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.
A História prova a autenticidade desta frase. Tanto a sociedade quanto o sistema político-econômico vigente, só evoluem a partir do momento em que as pessoas se conscientizam de que as coisas não vão bem e, por conseguinte, alguma providência deve ser tomada.
A subversão do regime absolutista na França, por exemplo, se deu quando "os de baixo" não mais aceitaram que "os de cima" os pisoteassem. Extenuaram-se de passar fome e pagar imposto com o que não tinham enquanto o rei ostentava uma vida esplêndida e ociosa. Saíram às ruas reinvidicando, literalmente, sua cabeça, o que, diga-se de passagem, conseguiram.
Não defendo, aqui, a violência. Pelo contrário, creio que a evolução pode e deve se dar de um modo mais sutil, desprezando a tirania da guilhotina. Trata-se apenas de um exemplo histórico de mudança evolutiva instigada por fatores ligados à insatisfação comum.
A Revolução Francesa, acima citada, assim como a gradual ascensão feminina, a abolição da escravidão e a conquista de direitos de cunho civil, político e social, foi abastecida e norteada por mudanças no modo de enxergar a realidade, que só se efetivaram no instante em que a situação tornou-se caótica.
É, justamente, quando a vida parece um labirinto sem saída, que nos deleitamos com o antídoto capaz de extinguir a passividade que até então nos propiciava uma "pseudo-existência" e tomamos uma posição ativa. Os revolucionários que assim fizeram, idealizaram transformações e as puseram em prática, deixando perenes marcas na história de suas nações.
Infelizmente, nos dias de hoje, as pessoas se acomodam com espantosa intensidade. Aceitam as injustiças ou fingem que não as vêem. O descontentamento não mais impulsiona nosso "eu revolucionário". Somos conformistas demais e conjurados de menos.
Devemos, enquanto é tempo, resgatar a intrínseca avidez por mudança adormecida em nosso íntimo e, assim, dar sentido à nossa longa e insípida caminhada.

2 comentários:

J disse...

Agora nóis iscreve de madrugada... Ingual aos poeta...
Bjo...

niki disse...

e é essa conformidade toda que deixa o mundo como está!
adorei os seus textos :)

Postar um comentário