06 abril 2009

Mecanização do Homem

"Não vejo nada, o que eu vejo não me agrada. Não ouço nada, o que eu ouço não diz nada. Perdi a conta das pérolas e porcos que eu cruzei pela estrada. Estou ligado a cabo a tudo que acaba de acontecer..."
À medida que vivemos, nos habituamos a práticas cotidianas alienantes. Pagar imposto, enfrentar fila, ser subordinado às vontades dos mais poderosos, não agrada a ninguém, entretanto, todos respeitam e, aos poucos, coisas patéticas como estas acabam tornando-se inteiramente aceitáveis.
Deixamos de ler para assistir novela, deixamos, outrossim, o mundo real de lado para viver no cárcere da internet e suas limitações. Acidentes não mais nos surpreendem, tampouco a violência e suas infindáveis vítimas.
A poluição atmosférica, assim como a AIDS e o aquecimento global, não comovem nossos rígidos corações, ao passo que a hipocrisia e a mesquinhez já são partes integrantes do nosso todo. Virou moda esconder a tristeza com um sorriso de plástico, comer lavagem e se dizer satisfeito para não incomodar o "meio", viver de restos e, paradoxalmente, compartilhar de uma pseudo-alegria contagiante.
Assistimos, de maneira passiva e submissa, ao preconceito, à displicência com que os políticos tratam os problemas sociais, à miséria, ao desemprego, às injustiças. Acostumamo-nos a amar sem ser correspondido, a alimentar sentimentos ínfimos em nosso íntimo, a viver por viver.
Tornou-se hábito desfilar pelas ruas de "máscara" quando não é Carnaval, ser traído e devolver na mesma moeda, beber cachaça com a pretensão esdrúxula de esquecer os problemas, comprar roupa de marca, sapato de marca e até mesmo personalidade de marca, que, ironicamente, já nasce falsificada.
Aceitamos, dia-a-dia, o inaceitável, o bizarro, o grotesco. Enquanto "nos bastidores", nossa identidade se perde num mar de ações mecânicas e repetitivas, que nos convertem em meros robôs programados pra só dizer SIM!

2 comentários:

Igor Baden Powell disse...

Putz, ficou ótimo o teu Blog....
Soh que tive q usar um Dicionário pra conseguir entender algumas palavras....OR
Zueira....
Mas tah ótimo....
Congrats....

Patrícia disse...

Estava procurando alguma coisa no google e vi seu blog. Belo texto, parabéns.

Postar um comentário